Problemas com o PIS/PASEP?

Multa e Advertência no Condomínio
29 de agosto de 2018
Furtos e Roubos nos Condomínios
Furtos e Roubos nos Condomínios
19 de setembro de 2018
Exibit tudo

Problemas com o PIS/PASEP?

O PIS (Programa de Integração Social), e PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), são contribuições sociais devidas pelas empresas.

Tem por objetivos financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os colaboradores de empresas privadas, como públicas.

Para ter direito aos benefícios do Programa PIS/PASEP, o empregado deve ser cadastrado pelo empregador no ato de seu primeiro emprego, sem esse cadastro, o funcionário fica impedido de receber benefícios como o FGTS e  seguro desemprego.

O número do PIS é a identificação individual do empregado para a Previdência Social e Ministério do Trabalho e Emprego, é usado para identificar o empregado nos recolhimentos  de FGTS, INSS e no envio das obrigações anuais, como a RAIS.

O Abono Salarial é um benefício trabalhista, e é um auxílio para aumentar a renda salarial anual dos empregados. O Abono é o pagamento de um salário adicional, no valor de um salário mínimo, por ano aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês.

Um requisito fundamental para que o empregado receba o abono salarial, é que o empregador tenha declarado corretamente as informações em um documento chamado RAIS.

O abono do PIS é pago baseado no ano anterior em que o funcionário trabalhou de carteira assinada. Porém, entre 2013 e 2014, o pagamento teve um atraso e em 2015, novas regras foram aplicadas e seus reflexos continuam até hoje, o pagamento do abono agora em 2018 está usando como base o ano trabalhado de 2016, e não o ano de 2017.

Problemas que podem impedir o recebimento do abono do PIS:

  • A empresa enviou a RAIS com dados errados;
  • A empresa enviou a RAIS retificadora depois do prazo permitido.
  • A empresa não enviou a RAIS;

 

 O abono salarial do PIS é devido aos empregados que atendam os seguintes requisitos:

  • Ter cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Trabalhar com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • O empregador enviar corretamente a RAIS
  • Receber até 2 salários mínimos por mês;

 

RAIS:

A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), é um instrumento de coleta de dados, para controlar as atividade trabalhistas de empresas de todo o país.

Os dados coletados são usados:

  • Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários.
  • Controlar os registros do FGTS;
  • Legislação da nacionalização do trabalho;
  • Organizar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Identificar os trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/PASEP;
  • Atualização de dados sobre a quantidade de empregos formais no país;

Todas as empresas com CNPJ ativo devem declarar RAIS, ainda que a empresa não tenha contratado empregados. A única exceção para a declaração da RAIS é para os microempreendedores individuais (MEI) que não contam com empregados, obrigação apenas é válida quando se há empregados, caso contrário, a entrega do formulário passa a ser facultativa.

As instituições que não respeitam o prazo de envio da RAIS, ou emitiram algum tipo de informação falsa ou errada, são sujeitas a uma multa, conforme o previsto no artigo 25 da Lei nº 7.998/1990.

Se o empregado é impedido de receber o abono salarial por culpa da empresa, seja por descumprimento do prazo ou por erros na entrega da RAIS, a empresa deve enviar a RAIS retificadora, porém, caso a empresa faça a retificação da RAIS fora do prazo estabelecido, o empregado poderá retirar o seu benefício apenas no próximo exercício financeiro no abono.

Se a empresa não resolver a situação e o empregado continuar prejudicando, ele poderá entrar com uma ação na Justiça do Trabalho, pedindo que o empregador pague ao empregado prejudicado o valor do abono salarial, pagando ainda, perdas e danos.

12 Comentários

  1. Vanessa Resende disse:

    Excelente artigo é bem esclarecedor.

  2. MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA disse:

    Meu nome é Maria José de Oliveira, Trabalho desde 2013 na Prefeitura Municipal de Picuí- PB. Desde o ano passado que corro atrás de sacar o pis/pasep, vou à caixa econômica e os e os funcionários ficavam dizendo que ia sair. Em maio desse ano fui em outra agência da Caixa econômica e o rapaz disse que eu já havia perdido o de 2013 a 2018 e que a partir de 19 de setembro de 2019 eu receberia o do ano passado, mas até agora não entrou nada na minha conta. O que devo fazer?

  3. […] liberou calendário de pagamentos do abono salarial do PIS/PASEP para quem trabalhou no ano 2019 com carteira assinada. Os saques poderão ser feitos, a partir […]

    • Vagner disse:

      Quem completou 5 anos de carteira assinada em 2020ja recebe o pis este ano ou só em 2021?

      • Sara costa disse:

        A empresa não declarou a rais o ano passado o que eu faço consultei meu Pis tá zerado ,liguei pra caixa eles informaram que eu nao tinha direito ao pis por a empresa não declarar o ano passado a rais o que eu faço?

  4. Luciana disse:

    O problema é que as empresas estão desobrigadas de declarar a rais pois segundo me informaram no rh de onde trabalhei tudo agora é pelo e social. Trabalhei o ano todo de 2019 e no app caixa trabalhador e meu INSS não consta nenhuma informação sobre pis e nem nos exercícios anteriores sendo que recebi ano passado. É como se o governo tivesse excluído todo o meu histórico de recebimento de pis. Preciso desse dinheiro pois estou desempregada e não recebi auxílio. Na caixa não sabem informar nada. Nem no ministério do Trabalho. Nem na empresa. Todos os meus dados no INSS estão corretos. Nome, número de nis, extrato Cnis. Meu pis sumiu.

  5. Fernanda araujo disse:

    Ola, boa tarde!

    Este ano não recebi meu abono, pois fui ate a caixa e fui informada que a empresa não tinha enviado a Raiz do ano base…. a moça do RH abriu chamado no ministério da economia e foi encaminhado a raiz… porem até agora não consta na caixa a raiz enviada e ainda não recebi meu Pis.

  6. óla boa tarde eu recebi um é-mail falando nitpis que eu ternho direito mais a empresa não mim acadastrou no cadastro social o meu pis como poco fazer para rever isso essa semana já fui na caixa économica federal para ver isso sobre extra ativo que veio no meu e-mail.para eu ver isso eles mimderou um a folha com meu dados efalarom quer agora era co oministerio do trabalho.

  7. óla ternho umpis é fgts de1988eu quero que voceis procure meu nome para ver si acha o numero da conta.empresa que eu trabalhava é santa emilia.

  8. Wagner disse:

    Advertência no meu PIS não sei o que fazer pois posso perde meu PIS de 2022

  9. Andréia disse:

    A empresa em que trabalho fez a declaração fora do prazo e todos funcionários não receberam o PIS, poderemos receber dois abonos juntos após a regulamentação do RAIS no ano que receberemos o valor certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *