Gás Encanado em Condomínio

Comprar Apartamento com Débitos de Condomínio
11 de novembro de 2019
Aposentadoria e a Nova Previdência
24 de novembro de 2019
Exibit tudo

Gás Encanado em Condomínio

O uso do gás canalizado em condomínios é uma comodidade, pois elimina a necessidade de comprar e armazenar botijões de gás. 

O pagamento é feito depois do uso, assim como nas cobranças de luz. E o serviço conta com um fornecimento contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, não havendo o risco de uma falta repentina de gás.

Benefícios:

–       O gás natural canalizado tem fornecimento contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana.

–       Ausência do botijão, não ocupa espaço na cozinha, e não é preciso armazenar para não correr o risco de o gás acabar de forma repentina.

–       Verstátil: o gás natural pode ser utilizado tanto no preparo de alimentos como para deixar o banho em temperatura agradável.

–       Ao contrário do botijão, o gás natural não deixa resíduos, paga o que consumir.

–       Pós-pago: o pagamento só ocorre após o consumo, através de conta individual.

Riscos:

–       Toxicicidade: Queima de gás natural em aquecedores, o principal é o monóxido de carbono, que apresenta enorme risco à saúde caso inalado de forma contínua.

–       Inflamável: o gás natural é inflamável e se torna um risco em caso de vazamento. 

–       O gás natural, geralmente, é mais caro que o gás de botijão.

–       Manutenção: por ser mais versátil e atender a uma gama maior de finalidades, o gás natural é combustível em diversos equipamentos, o que exige manutenção em mais aparelhos.

A responsabilidade pela manutenção do gás canalizado em condomínio, é dividida entre condomínio e condômino.

De acordo com o artigo 1331 do CC, a manutenção do gás canalizado em áreas comuns deve ser feita pelo condomínio. Entretanto, a rede de uso exclusivo do condômino é de responsabilidade do proprietário.

Em condomínios que possuem, gás canalizado, não é permitido a utilização de botijão de gás, por questões de segurança, e em vários estados já está proibida esta prática.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), válido de dois a três anos, é obtido após vistoria técnica que atesta o perfeito funcionamento do sistema. 

A instalação de gás canalizado deve seguir padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Alguns municípios, como São Paulo, também dispõem de legislação específica sobre o assunto.

A ABNT, por meio da norma NBR 15.526 de 2007, estabelece requisitos mínimos para a implementação do gás canalizado. 

Não há legislação nacional sobre o uso de botijões de gás, porém há  normas técnicas para regular as instalações, válvulas e mecanismos de segurança. 

O decreto nº 24.714/87, do município de São Paulo,  diz que não é permitida a entrada de  botijões de gás ou cilindros nas edificações, que possuam instalação interna de gás canalizado.

O Decreto nº 897/76, do estado do Rio de Janeiro, proíbe a utilização de botijões de gás em prédios residenciais com mais de cinco apartamentos, e comerciais em geral, a não ser no térreo ou do lado de fora da edificação. Nos prédios em que há gás canalizado, botijões ou cilindros são vetados.

2 Comentários

  1. ROBINSON disse:

    Ola Mayara, tudo bem?
    Para edifícios antigos onde ainda não exista gás encanado, no caso de unidades que foram reformadas e modificadas, como fica a questão das alterações necessárias para a implantação do gás?
    Por exemplo em meu apto, não existe viabilidade técnica para instação de uma porta ou divisoria com a cozinha, exigência da empresa de gás , trata-se de um studio de apenas 23metros.
    Pretendo utilizar apenas aparelhos elétricos, nada de gás.
    Poderia ser feito alguma tratativa com o condomínio, síndico e administradora?
    Obrigado

  2. Olá! Como vai?
    Adoramos seu artigo sobre Gás Encanado em Condomínio e achamos que ele aborda um tema muito relevante. Somos especializados em serviços de instalação e manutenção de redes de gás e recomendamos sugerir uma parceria. Que tal nós fornecermos alguns conteúdos para você postar? Em troca, você poderia mencionar nossa empresa na descrição dos artigos.
    Dê uma olhada em nosso site para saber mais sobre nosso trabalho e conferir alguns dos artigos que já publicamos sobre o tema. Você pode nos visitar em http://www.gasnetwork.org ou http://www.instalacaodegasnetwork.com .
    Muito obrigado e ficamos no aguardo de sua resposta!

    Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *